Quantidade de Páginas visitadas

Socialização das gravações sobre combate à dengue.
No dia dez de outubro, sexta feira, os alunos do 2ºA e 3ºA  concluíram as gravações sobre as pesquisas e ações de combate à dengue referente a quinta etapa de um dos temas do  projeto PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE, COMPROMISSO PERMANENTE.

Para as próximas etapas, além da parte prática em relação aos cuidados com o lixo seletivo e o combate à dengue, teremos entrevistas com a coordenação do setor de endemia do município.

O projeto segue até dezembro com mais cinco etapas e tem por objetivos:

• Estimular uma sensibilização e/ou um despertar do senso critico para as questões ambientais;

• Diminuir a incidência de Dengue nos bairros de abrangência da escola;

• Motivar nos alunos a importância da reciclagem do lixo produzido na instituição, bem como a coleta seletiva do lixo e o reaproveitamento dos materiais recicláveis;

• Incentivar e valorizar pequenas ações que possibilitem intervir na produção de lixo, e consequentemente, na relação do homem com a natureza

Clique na figura a seguir para ouvir o programa da rádio CDA (Carlos Drummond de Andrade) produzido pelos alunos.







PROEMI E Cultura Afro
Em complementação ao PROEMI de física (uso das mídias) e a cultura afro, as alunas  Cleonice 2ºA e Jessica 3ºA, gravam áudio temático.

Clique sobre a foto para ouvir.






Meio Ambiente - 8 minutos contra dengue
Colégio Drummond efetiva 5 das 10 etapas do projeto 8 minutos contra dengue.

Coordenado pelo professor Santiago (Física), com a participação efetiva de todos os professores, o projeto visa a conscientização dos educandos em relação a limpeza, coleta seletiva e combate a dengue. Na sexta etapa ocorrerá parceria com o setor de endemias do município. Os alunos produziram o logotipo principal da campanha, cada casa receberá o logotipo que será colado junto a ficha de acompanhamento de endemias. A agente de endemia ao verificar o logotipo durante seu trabalho de rotina, fará a observação para saber se está ocorrendo na prática as aplicações do projeto. Em suas casas, os alunos farão a limpeza e a coleta seletiva semanalmente, registrando em uma ficha que será acompanhada e carimbada pelo coordenador da turma. O projeto está em andamento e tem prazo final para um resultado cem por cento positivo em dezembro.


Segue as 5 etapas já concluídas.
















PROEMI - FÍSICA


Alunos do 3ºano participam de  produção audiovisual sobre a História do Rádio.



    Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.  O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea, nestas perspectivas teve-se a idéia de trabalhar a física tendo como um dos meios de apoio pedagógico a construção e utilização de um site com interação e construção coletiva. O documentário é o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Embora tenha como característica transformar o banal em espetáculo cinematográfico, não deixa de ser poético e subjetivo, carregando a marca de seus autores. O tema do documentário foi  "História do Rádio" e para a execução desta ação pedagógica envouveu-se conteúdo de ondas eletromagnéticas:

- Ondas: Classificação das ondas, Ondas periódicas

- Fenômenos luminosos: refração e reflexão, interferência e difração;

- Efeito fotoelétrico

- Dualidade onda-partícula da luz e da matéria.

Durante as aulas de física com o professor Santiago, os alunos estudaram as ondas de rádio, suas frequências, seus comprimentos, como ocorre a transmissão, a recepção, como as ondas eletromagnéticas chegam ao nosso rádio sendo posteriormente transformadas em ondas sonoras. Contemplou-se conteúdos como: acústica, ondas sonoras, fenômenos sonoros, efeito doppler, conteúdos científicos, históricos, filosóficos e humanos ao longo da produção.

Para assistir o vídeo, clique sobre a foto a seguir:






PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (clique aqui para ver as fotos)
No dia 11 de agosto de 2011, o Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade - EFM, esteve em festa, pois, foram realizadas  diversas apresentações dentro das modalidades do Programa Mais Educação: Letramento, Jogos Matemáticos, Futsal, Dança, Karatê e Percussão.

O evento foi iniciado com dois jogos de futsal, entre: Escola Estadual São Francisco de Assis e Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade.











Na  sequência, houve uma apresentação das seguintes modalidades: Percussão e Dança.











O evento foi finalizado com o III Torneio de Karatê, com a participação da Associação Conquista de Karatê, alunos do Colégio Carlos Drummond  e de atletas do município de Brasilândia do Sul.











SEMANA PEDAGÓGICA JULHO 2012 (clique aqui para ver as fotos)




Aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, a Semana Pedagógica de Julho 2012, com o tema: Profissionais da Educação Pública e Educação Emancipadora. Neste dois dias foram abordados diversas situações relacionadas com o cotidiano escolar, como por exemplo: Programa Mais Educação, Saúde do Corpo e da Alma, Educação Emancipadora, Avaliação,  Leitura e Interpretação.

Segundo os participantes no geral foram oficinas claras e objetivas, com um alto padrão de qualidade por parte dos profissionais, os temas abordados foram ao encontro da realidade escolar, contribuiu para entenderem os seus sentimentos e expectativas e proporcionou  estudos voltados a reflexão da prática docente de todos os educadores.


De acordo com o  professor doutor em educação da UNIOESTE, Paulino José Orso, "fiquei muito contente com o convite e em poder participar de vossas  atividades de reflexões e formações aí na escola. Pelo que pude perceber, no curto espaço de tempo em que estive com vocês, a escola conta com uma boa equipe pedagógica: direção, coordenação, professores e funcionários. A seriedade nas questões levantadas e discussões realizadas, a preocupação em resolver os problemas que se apresentam, a interação e o envolvimento de todos, revelam que o trabalho é o resultado da participação coletiva. Percebi a preocupação de todos com a realização do trabalho,  tendo em vista tendo em vista a melhoria dos conhecimentos dos alunos e sua formação para a vida em sociedade. A escola está de parabéns. Faço votos que continuem neste esforço de juntos buscar saídas para os problemas que se apresentam na atualidade tanto para a educação, quanto para a sociedade, uma vez que aquela não pode ser pensada e compreendida sem esta."











UMA NOITE COM HELENA KOLODY (clique para ver as fotos)
O Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade - EFM, realizou no dia 15 de junho de 2012, uma homenagem a escritora paranaense Helena Kolody. Neste dia foi realizada uma mostra de todos os trabalhos desenvolvidos por professores e alunos desde o início do ano letivo, como: documentários, cartazes, varais de poesias, painéis, declamações, danças entre outros.

A professora Débora Vilas Boas Talga Weiller, chefe do Núcleo Regional de Educação parabenizou  toda comunidade escolar. Relatou que  através das atividades pode-se perceber a essência real da escola: a apropriação dos conteúdos relacionados pelos envolvidos no projeto, o esforço, a dedicação e união  coletiva escolar.



                     



ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE MOSTRA DE DANÇA (clique para ver as fotos)


No dia 20 de maio de 2012, os alunos do Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade - EFM, através do Programa Mais Educação, atividade de dança, participaram da II Mostra Cultural de Brasilândia do Sul, realizado no Ginásio de Esportes Municipal, com uma aprsentação de Street Jazz.









                                                                







PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (clique para ver as fotos)
Desde 09 de abril de 2012 o Col. Est. Carlos Drummond de Andrade - EFM está ofertando o ensino Semi Integral através do Programa Mais Educação.

 


I TORNEIO DE KARATE PROGRAMA VIVA ESCOLA

No dia 31 de outubro de 2009, aconteceu nas dependências da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade - EF o I Torneio de Karatê do Programa Viva Escola, com intuito de integrar os alunos participantes do programa e alguns alunos da Associação Conquista  de Karatê de Assis Chateaubriand.











===///===






FERA COM CIENCIA 2009
Alunos da Escola  Estadual Carlos Drummond de Andrade participaram do Fera com Ciencia 2009.

Alunos do Programa Viva Escola "Esporte é Vida", do Professor Sandrigo apresentaram o trabalho sobre badminton.





Alunos da Professora Verinha fizeram uma apresentação de Karate no palco de dança/musica...





As alunas da Professora Bethlin apresentaram uma dança...









Os professores estiveram prestigiando o evento...









====    ////    ====





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito